Tem uma dica de passeio pra criança? Manda aí! Qualquer dica de coisa boa pra criança a gente quer dar e receber.

domingo, 3 de abril de 2011

Terê com chuva!

Pequenininho já em Terê
Para não parecer uma doida acho bom vocês saberem que a casa do tio Diego em Terê não pode ser dispensada, chova ou faça sol! Dante vai pra lá desde pequenininho e ama. Sempre chora quando vai embora, sempre pede pra ficar mais...

Obviamente, não vou escrever aqui sobre passeios em Teresópolois (RJ) com chuva, né? Não sou tão ninja assim... Mas achei bacana dar umas dica do que levar para não deixar uma pobre criança entediada num passeio como esse, principalmente quando ela é a única criança. 

A primeira (e principal) dica é não ter medo do tamanho da mala, ok? Aliás, daS malaS!
 
Depois de fazer a mochila dele com tudo o que tem direito, afinal de contas era carnaval: são vários dias e criança suja muita roupa, o clima pode mudar a qquer momento e etc, comecei a pensar em atividades e fui separando o material. Veja tudo o que fizemos:

1) Vídeo Game:
- Levei o console, 2 controles, fitas e 1 televisaõzinha só pra ele. Isso pq sabia que os adultos iam querer jogar outros jogos (homens adultos tmb levam seus vídeo games para viagens... Hehe).
 
2)       Filminhos
- Fiz um porta CDs com uns 20 filmes pra antes de dormir e para os momentos de monotonia
 
Opção: Laptop – se vc tem modem de internet ele substitui bem tudo isso pq é só entra num site como o www.papajogos.com.br ou o www.cartoonnetwork.com que ele joga e quando estiver afim vê um filminho.
 
3)       Jogos
- Levei uma Pula-pirata e o Jogo da Operação, mas nem saíram da mala.
 
4)       Caderno de desenho, pintura e atividades
- O Dante adora essas revistas tipo Coquetel, que tem palavra-cruzada e desenhos para colorir, mas como ele não sabe ler eu tenho que acompanhar as atividades de perto, ler o enunciado e dar dicas. Mesmo assim ele adora. Levei lápis de cor e giz de cera
 
Pintura com fofoca
5)       Pintura de garrafa
- Nesse caso é uma atividade de artesanato que eu faço. Sabia que íamos beber vinhos e cervejas e levei as tintas, acabou que todo mundo brincou e o Dante pintou 2 garrafinhas. Vale levar tesoura e cola para fazer colagem ou uma telinha daquelas que vem com guache e vende na papelaria para a criança pintar de acordo com o número.
 
6)       Fantasia
- Era carnaval e eu levei a fantasia de pirata e alguns bigodes de mentirinha. Acabou que os adultos curtiram mais que ele... Lembro que passamos um Dia das Bruxas em Terê e ele levou uma fantasia de fantasma, brincou de assustar todo mundo.
 
7)       Bonecos
- Óbvio! O Dante brinca muito sozinho e sempre que ele vai viajar ou dormir fora eu peço pra ele separar os que quer levar.
 
8)       Bóias
- Como estávamos torcendo por piscina pedi para levarem bóias e macarrões (aquelas espumas que não afundam), mas acho que não levamos... Fica a dica.
 
9)       Bola
- Nem precisei levar pq o Tio Diego é fanático e ia levar de qquer maneira
 
10)   Instrumentos
Brincando na percussão
- Eu tenho a sorte de estar sempre rodeada de músicos e, graças a isso, sempre tem algum instrumento por perto. O Dante arriscou alguns batuques na percussão e teve aulas de violão com o tio Juan
 
11)   Corda
- Não sei de onde saíram as cordas (dessas de pular), mas foi um momento divertido!
 
      12) Amiguinho verde
- É o cachorrinho de pelúcia que ele usa para dormir, quando ele está com o bichinho parece um milagre: bate na cama e apaga!
 
A maioria dessas atividades fizemos devido à chuva, mas tem muita coisa bacana para fazer em Terê com sol. Algumas atividades sugeridas são:
 
1)       Tobogã de papelão
- É só ter um papelão grande e uma ladeira de grama. Ai vc senta no papelão e pede para alguém empurrar... Acho que tenho um vídeo do Dante pequenininho fazendo isso no colo do Caio. Vou procurar e posto mais tarde.
 
2)       Fogueira
- Fizemos uma vez uma fogueira e assamos batatas (para comer recheada com requeijão, manteiga e sal). Foi bem legal!
 
3)       Caça ao tesouro
- Esta nos meus planos para a próxima ida! É só levar um tesouro (serve uma caixa com alguns doces) e esconder. Ai vc cria um mapa para a criança seguir até achar. Deve ser fofo ver a angustia e ansiedade do baixinho durante a busca, né?
 
Pula corda!
Entre os passeios que fizemos em dia de chuva os destaques vão para a ida ao supermercado (ta, pode parecer chato, mas ele adooora!) e a ida à feirinha de Teresópolis que acabou sendo uma ida à feirinha de filhotes e me rendeu ele querendo um bichinho de qualquer maneira (infelizmente tive que dizer que não, bichinho em apartamento não dá!). Na volta o carro atolou um pouquinho (na realidade patinou na lama) e foi muito emocionante!
 
Como vcs devem imaginar eu sai de casa parecendo uma muambeira, foram malas e mais malas. Além disso tudo levei a minha roupa de cama, já que o Dante é alérgico e as coisas em Terê acabam ficando com cheirinho de umidade pq ficam guardadas muito tempo... Normal.

Para fechar esse post, como sei que vocês adoram as tiradas do Dante, vou contar uma que ele teve em Terê.

Estávamos na cozinha e por algum motivo eu disse "diabo".. Ai o Dante: 
- Mãe, não pode falar isso que é feio.
- É? Por que?
- Porque o diabo existe.
- Existe? Quem te falou?
- A minha avó... Ele até matou a mãe dele.
- Sério? Como?
- Com o cano de uma bota!

Para que a história fique compreensiva vale contar que a minha mãe sempre chama a atenção dele, quando está fazendo algo que aparentemente é inofensivo, mas que pode vir a ser perigoso (brincar com tesoura, por exemplo), dizendo: "Dante, cuidado, o diabo matou a mãe com um cano de bota!"...

Mesmo sem sol não pode faltar piscina



 
 

Nenhum comentário: