Tem uma dica de passeio pra criança? Manda aí! Qualquer dica de coisa boa pra criança a gente quer dar e receber.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Rio - animação

Eu podia só escrever um post desses que eu falo do filme e do que o Dante achou, mas a verdade é que esse não é um filme qualquer e eu não quero falar do passeio, quero falar do filme!

Já parou pra pensar que esse é um filme americano de um dos maiores estúdios de animação do mundo e ele leva no titulo e é sobre a minha cidade maravilhosa: Rio?!

Que moral! Que lindeza! Que emoção!

Tudo bem, o projeto é de um brasileiro, o diretor de "A Era do Gelo", Carlos Saldanha, mas não é tão clichê quanto poderia ser, pelo contrário, tudo no filme é sutil: aborda problemas sociais sem ser pesado (tem os macaquinhos que furtam, o menor abandonado que ajuda no tráfico de aves, os traficantes de aves...), fala da preservação da natureza e das espécies sem ser clichê, mostra a cidade sem ser jabazeiro e fala de amor sem ser batido.

É obvio que eu esperava um desenho incrível, mas eu achei tudo muuuuito mais lindo que o normal, ainda mais incrível do que eu esperava, sabe porque? Porque é perceptível que foi um filminho feito com muito carinho e com muito cuidado em todos os aspectos.

O Rio de Janeiro está tão lindo na tela que em uma das cenas (onde os pássaros andam no bondinho de Sta Tereza - Cena fofa, diga-se de passagem!) o Dante me olhou e disse "Puxa, queria andar de bondinho...". Se uma criança carioca se impressionou, imaginem os gringos? Preparem-se, carnaval que vem o Rio vai bombar! 

(Aproveitando a deixa, eu prometo pra vcs um post da nossa ida ao bondinho + almoço em Santa. Aguardem!)

A trilha é ótima e conta com a participação de Carlinhos Brown e Sergio Mendes. A cada música olhava pro lado e via o Dante mexendo os ombrinhos parecendo o Blu mexendo o popozinho no começo do filme. No final ele e o amigo batucaram muito no braço da poltrona! E olha que levam jeito os moleques, futuros branquelos de alguma bateria mirim (Alô, Tia Grazi!!!).

Olha o trechinho inicial (2 minutos) do filme e vê se não é de babar (Repara o popozinho do Blu. Amei!!!): 



A Bebel Gilberto também participa do filme, mas acho que não canta de verdade, só dubla uma tucana desafinada.. Heheh! A voz do brasileiro Túlio é do Rodrigo Santoro nas 2 versões e na versão em português tiro o chapéu para a querida @jullieoficial, que canta a música da Jade no final. Muito linda!

Me emocionei várias vezes, não só com a história, mas com o Rio que eu amo tanto e está deslumbrante na tela. O 3D dá um charme a mais nas paisagens de animação, vale a pena.

Ah, lá no Cineapolis Lagoon (cinema dentro do Estadio de Remo da Lagoa) eles estão dando óculos no tamanho infantil e adulto. Achei ótimo!

Dante e Aaron de óculos 3D infantil - Ja tava meio escuro!
 
Quando chegamos em casa o Dante perguntou:"Mãe, outro dia podemos ver o Rio denovo?"...

Podemos Dante, todo dia. Graças a Deus é só ir ali na varanda e ver que ele continua lindo!

Um comentário:

predo disse...

To querendo muito ver esse filme ! E santa Teresa é um lugar irado demais... ainda vou morar lá ! haha
bjs